"Monalisa pop" (2009). Pintura digital


Desde a minha época de estudante do curso de Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos anos 1990, sempre nutri uma admiração pela Pop Art, talvez pelo fato da minha iniciação artística ter acontecido com as histórias-em-quadrinhos, uma das referências dessa tão interessante corrente da arte contemporânea do século XX. Como estudante, fiz várias ilustrações e pinturas dentro da estética pop.

Ultimamente tenho experimentado novamente fazer alguns trabalhos dentro da linha pop através da pintura digital, utilizando como referências, ícones da cultura universal, algo que os artistas pop usaram bastante.

Na obra prima do mestre renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519), a "Mona Lisa" (1506), retrabalhei a imagem dela, fazendo um forte contraste de claro escuro e utilizando as cores chapadas. Quis aqui dar um aspecto que lembrasse um pouco a estética das histórias-em-quadrinhos e dos cartazes publicitários. Para quebrar um pouco a monotonia das cores planas, criei uma seqüencia de sombras que deram uma sensação de movimento à figura.

Esta não é a primeira experiência dentro desta minha nova investida na linguagem pop. Os primeiros trabalhos são meio "fraquinhos". Postei este por ser mais relevante e com melhor resultado. Irei postar aqui, outros trabalhos pop. Tenho como objetivo, trabalhar em telas algumas dessas experiências.

Comentários