Idéia recusada


As postagens aqui se referem à capa do livro Contando 40 Contos, do escritor baiano João José de Oliveira, com histórias pitorescas, "causos" populares do sertão baiano. Na época, acredito que 2008, eu trabalhava na equipe do Estúdio Cedraz, comandada pelo mestre dos quadrinhos baianos, Antônio Cedraz.
A primeira idéia para a capa foi baseada num dos contos do livro, onde um dos personagens, era o "Diabo," figura muito presente no imaginário do folclore do Nordeste, principalmente na literatura de cordel. Baseado nisso, me inspirei para fazer os "capetas" da capa, numa manifestão popular muito conhecida em Jacobina, interior da Bahia, conhecida como "Os Cão", onde o homens se vestem como o "Diabo", em festas populares, usando chifres e dentes bem aparentes.

Fiz os estudos e depois desenhei a capa, arte-finalizei, porém o autor recusou a capa. Não sei ao certo o motivo. Talvez tenha achado "demoníaca" demais (rsrsrs). Bolei outra idéia mais amena, baseada num outro conto do livro, que é a da mulher, o bode e casinho ao fundo (capa abaixo). A idéia foi aprovada. Fiz o lápis e arte-final e a colorização foi de Vítor Sousa.













Comentários

Postar um comentário