O caótico transporte público de Salvador

As duas charges que posto aqui, foram feitas há uns dois ou três anos, e parece que continuam atuais. Elas se referem a caos que é o transporte público de Salvador, terceira cidade mais populosa do país. No entanto, parece que em termos de transporte público, ela supera qualquer grande metrópole brasileira.

Há muito tempo, os poderes públicos não pensam de uma maneira séria o transporte público em Salvador, baseada boa parte em ônibus. O sistema é deficiente, ultrapassado e necessita ser repensado urgentemente. Os ônibus em sua maioria são sujos, algumas linhas demoram muito a passar, os terminais são verdadeiras "filiais do inferno". Com isso, parte da população corre em busca da aquisição do automóvel.


No entanto, essa busca desenfreada pelo automóvel acaba acarretando um grande mal para a cidade. Salvador está cada vez mais cheia de carros, os engarrafamentos são constantes, a poluição aumenta, e a incompetência do poder público continua.
Há dez anos, Salvador não consegue terminar o que será considerado o "menor metrô no mundo". O trajeto do metrô soteropolitano é de ridículos 6km! Numa entrevista ao Jornal da Metrópole, da rádio Metrópole FM, de Salvador, o professor de urbanismo da Universidade do Estado da Bahia, Juan Pedro Moreno, afirmou que "o grande problema de Salvador é a falta de vontade política e participação mais ativa da população".
A grande esperança para a capital baiana, são as obras para a Copa do Mundo de 2014. Para sediar uma das chaves do mundial, Salvador será obrigada a fazer grandes intervenções urbanas exigidas pela FIFA, e uma delas é a melhoria no sitema de transporte. Ou seja, o que não foi feito em Salvador nos últimos 20 anos em transporte público, terá que ser feito em 3.
É esperar, e rezar, para ver.

Comentários

  1. Sidney,
    andei sumida das leituras blogais e é com alegria que encontro além de seus cartuns os trabalhos gráficos com fotos (belíssimos). Posso, um dia desses, usar um cartum seu (citando autoria é claro) no meu blog? Beijos de Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria,
    Desculpe-me pela demora em responder. Pode sim, não há problema algum.
    Mais uma vez, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário