Combate ao racismo e à xenofobia em Portugal




Nos últimos tempos, tem crescido na Europa um verdadeiro levante contra os imigrantes, em sua maioria, oriundos de países subdesenvolvidos. São latino-americanos, africanos, povos árabes que migram para a Europa em busca de novos horizontes, deixando a pobreza dos seus locais de origem.

No entanto, para uma boa parte desses imigrantes, a Europa vira um "inferno". Como alguns não conseguem boas colocações, vão trabalhar em "sub-empregos" ou quando nem isso conseguem, caem na marginalidade...e é aí que a discriminação európéia revela a sua face. Revoltados, eles acabam colocando num mesmo "balaio", imigrantes honestos e desonestos, isso sem falar que vêem o imigrante como um rival, quando se trata da disputa de um emprego.

Infelizmente, existe movimentos nacionalistas europeus, muitos deles com perfil neo-nazistas. Sites fazem camapanhas racistas pesadas. Nem mesmo brasileiros, muitos deles iludidos e que vão para Europa só pelo fato de serem descendentes de imigrantes europeus que aui chegaram em grandes levas até meados do século XX, deixam de ser são poupados.

Em Portugal, país ao qual temos fortes laços, existe movimentos nacionalistas e com perfil execessivamente racista, alguns deles ligados a partidos políticos nacionalistas de extrema direita. Tais nacionalistas têm uma visão preconceituosa e equivocada com o Brasil, e mesmo sendo latinos, comportam-se como nórdicos. Para esses movimentos nacionalistas europeus, imigrantes como os brasileiros são vistos como um "problema" e gente a ser banida a qualquer custo daquele país.

Obviamente isso não significa que toda a nação portuguesa seja assim, mas há numa parcela da população, uma revolta contra imigrantes , dentre esses os brasileiros.

Por isso, o governo português vem fazendo campanhas, como neste vídeo postado, contra a discriminação racial e à xenofobia. Mesmo assim, o sinal "amarelo" está aceso, principalmente para nós "brazucas".

Comentários