Duas lendas do rock, dois aniversariantes

Duas lendas do rock, geminianos como eu, fazem aniversário em 18 de junho e ambos nasceram no mesmo ano, 1942, porém em países diferentes: a brasileira Celly Campello e o inglês Paul McCartney.

Celly Campelo foi a nossa primeira estrela pop da música brasileira e ao lado do seu irmão, Tony Campello e do colegas Carlos Gonzaga, Betinho e Seu Conjunto, Baby Santiago, Ronnie Cord e Sérgio Murilo integraram a primeira geração de ídolos do rock brasileiro no final do anos 1950, abrindo caminho para a Jovem Guarda que viria somente em meados da década de 1960.



Quando casou-se por volta de 1960, Celly afastou-se da carreira artística, gravando algumas coisas esporadicamente. Em 1976, aproveitando o sucesso da novela Estúpido Cupido, da Globo, voltou à cena, fazendo sucesso novamente , com apresentações na televisão e shows lotados em todo o país. Depois que a novela acabou, Celly sumiu novamente.

Lamentavelmente, Celly faleceu vítima de câncer , em 2003. Porém o seu nome, a sua jovialidade e a sua voz doce, ficaram nas nossas memórias e na história do rock brasileiro.



Já o velho e bom "Macca", mais conhecido como Paul McCartney, é uma lenda viva do rock e fez parte de uma "instituição" chamada The Beatles. Posto aqui um clipe de uma das canções que mais gosto de McCartney, "Maybe I´m Amazing".

A canção faz parte do disco McCartney, lançado em 1970, ao mesmo tempo em que ele anunciava o fim dos Beatles. Quando ouvi pela primeira vez essa música, achei que ela guardava um certo frescor beatle, meio coisa do disco Abbey Road, de 1969. Depois descobri que essa música, assim como as outras faixas de McCartney - disco gravado com a sua banda, The Wings - foram compostas antes do fim dos Beatles. Há quem diga que McCartney compôs "Maybe I'm Amazing" para a sua então esposa, a saudosa Linda McCartney. A música é tão bela quanto a homenageada. McCartney é um melodista de mão cheia.

Comentários