Elton John dos bons tempos


Para algumas pessoas, principalmente os mais jovens, Elton John é tão somente um cantor inglês "sessentão" conhecido por baladas românticas de sucesso. Porém, essa geração nova talvez desconheça o jovem Elton John dos anos 1970, um mega astro pop de sucesso planetário, com álbuns de vendas milionárias, pilhas de hits nas paradas de sucessos, entre baladas românticas e rocks (isso mesmo, rocks) que sacudiram platéias em estádios e arenas de todo o mundo.
Eram os anos 1970, época em que o rock se tornou uma indústria milionária, cantores e bandas se tornaram quase que "semi-deuses" da juventude. Tudo se tornou gigantesco e caro, de cachês a palcos, passando por produção de discos. Elton John foi parte disso, desse verdadeiro circo milionário do rock.
Naquela, época, Elton John no auge dos seus vinte e poucos anos, era uma presença freqüente no rádio, na tv, nos jornais e nas revistas. Ficou marcado para sempre por se apresentar com óculos extravagantes, dos modelos e tipos mais criativos, mostrando também ser ele, um cantor talentoso e irreverente, bem diferente do Elton John careta e chato que se tornou apartir de meados dos anos 1980.
O sucesso de Elton John permaneceu, porém os tempos dos excessos de drogas e sexo ficaram para trás e tiveram o seu preço. Numa entrevista há alguns anos atrás, Elton John disse que precisou dar uma "freada" naquela loucura. Acredito que por pressão do "fantasma" da AIDS que surgia nos anos 1980, que ceifou a vida alguns astros do rock naquele momento. Talvez isso tenha soado como um sinal amarelo para ele, e antes de cair no "precipício" da fama, Elton decidiu "brecar".
Perdemos o Elton John irreverente, alegre e cheio de excessos, e ganhamos um Elton John careta e cafona, porém saudável. Pena que não deu pra reunir as coisas boas dos dois Eltons.

Comentários