A ponte da discórdia


Nem bem a interminável construção do metrô de Salvador, "o menor metrô do mundo", foi concluída, o poder público baiano já lança um novo desafio no que se refere a obras "megalomanícas". A "bola" da vez é a ponte Salvador-Itaparica, que ligará a capital baiana à ilha, e que segundo os envolvidos com o projeto, será uma nova via para o oeste do estado da Bahia.
O governo do estado está otimista com a construção da ponte, pois representa um grande desenvolvimento para o estado , e claro, muitos votos e a perpetuação do nome do governante na história da Bahia. Quem vê com bons olhos e com a boca aberta cheia d'água, tal qual um faminto diante de uma prato de sarapatel, é a especulação imobiliária, que vê uma grande oportunidade de criar condomínios de luxo na ainda verde ilha de Itaparica, afastando os nativos pobres e mandá-los catar "coquinho" em outra freguesia. Que o diga a Praia do Forte, que tem mais cara de cenário do Projac da Globo do que de Bahia
Quem também está com a boca escancarada cheia de dentes, esperando abocanhar a grana de obras superfaturadas, são as empreiteiras. Estas vão fazer a "festa", com direito até a lavagem com baianas e seus pontes com água de cheiro.
Por falar em cheiro, essa idéia não me "cheira" bem. Se as obras do metrô de Salvador, que a princípio teria 12 km de extensão e foi reduzido pela metade, está levando pouco mais de dez anos de construção, imagine as obras dessa ponte. A ponte de Salvador-Itaparica seria provavelmente mais extensa do que a de Rio-Niterói, sobre uma profundidade maior do que a da Baía da Guanabara, esta, mais rasa que a da Baía de Todos os Santos.
Não que eu seja contra a construção da ponte, mas acho que a prioridade maior deveria ser o metrô de Salvador, cuja construção se arrasta há anos e já virou motivo de piada. A população já o batizou de "metrô calça-curta" e " ferrorama".
Espero que no caso da ponte, os baianos e seu jeito irreverente de ver o mundo, não a batize de "A Ponte da Baía que Cái".

Comentários

  1. necessidade não vejo para a ponte. Vejo o que você diz: escoador de dinheiro para empreiteiras e que tais. A ilustração é ótima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário