Há 30 anos, o Grêmio conquistava o seu primeiro "Brasileirão"







No último dia 3 de maio, o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense comemorou 30 anos da conquista do seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, ao vencer o São Paulo por 1 a 0, em pleno Morumbi. O Grêmio havia vencido o São Paulo na primeira partida, por 2 a 1, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre/RS.

Com essa conquista, o Grêmio tornava-se um dos gigantes do futebol brasileiro e iniciava a sua escalada rumo às grandes conquistas nacionais e internacionais que estariam por vir, pondo-o em pé de igualdade ao seu arqui-rival, o Internacional.

Naquela época, a grande referência do futebol gaúcho no cenário esportivo nacional era o Internacional, que na década de 1970, era uma verdadeira “máquina de jogar futebol”, liderada por Falcão & Cia, conquistando tudo o que podia. Até 1980, enquanto o Internacional já era tricampeão brasileiro, e de quebra, possuía um vice-campeonato da Taça Libertadores, o Grêmio apenas empilhava títulos estaduais.









Lembro-me dessa segunda partida da final do Brasileirão de 1981. Eu era um garoto de 11 anos de idade, e já fascinado pelas disputas futebolísticas, acompanhava os campeonatos estaduais, nacionais, internacionais, porém, ainda estav por definir o clube do coração. Vi apenas o primeiro tempo desse jogo, já tinha uma simpatia pelo Grêmio. Por azar, eu e o meu pai não pudemos ver o segundo tempo da partida: faltou luz. Só fiquei sabendo do resultado mais tarde, quando a luz voltou.

O São Paulo era um timaço, tinha grandes craques, boa parte da Seleção Brasileira como Valdir Perez, Oscar e Serginho Chulapa. O Grêmio também tinha jogadores importantes e conhecidos como o goleiro Leão (hoje técnico de futebol), Hugo De León, Paulo Izidoro, Tarciso e Baltazar.

Baltazar, também conhecido como “O Artilheiro de Deus”, por ser evangélico, foi o grande herói gremista, autor do gol do título, com um chutaço do “meio da rua”, sem chances de defesa para o goleiro são-paulino. O Morumbi calou-se. O São Paulo ficou nervoso, Serginho Chulapa ainda chegou a agredir o goleiro do Grêmio. A partida terminou, e o Grêmio fez a festa com a sua torcida em pleno Morumbi lotado.

O título do Brasileirão foi de grande importância para o Grêmio galgar conquistas maiores. Foi com a base de 1981, que o Grêmio foi vice-campeão brasileiro de 1982 (o campeão foi o Flamengo) que o credenciou a disputar a Libertadores de 1983, na qual foi campeão, e conseqüentemente disputar a final da Taça Interclubes, no Japão, contra o Hamburgo, da Alemanha, sagrando-se campeão, e onde a grande estrela foi um certo Renato Gaúcho.

Indiretamente, o título brasileiro do Grêmio influenciou a minha vida. Foi a partir dele que tornei-me torcedor do Grêmio, mesmo eu sendo baiano, bem como um admirador da cultura gaúcha, algo que me influencia até hoje, causando grandes transformações na minha vida.

E tudo isso, começou há 30 anos, com a conquista de um título de um time de futebol. Parabéns Grêmio.

Comentários