Postagens
Mostrando postagens de agosto, 2011
Um clássico do rock baiano dos anos 1990
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O que talvez pouca gente sabe, é que o hoje ex-vocalista do Jammil, Tuca Fernandes, tem um passado roqueiro, quando fez parte do meio underground musical de Salvador no início da década de 1990, época era vocalista da banda Diário Oficial.
Por volta de 1991, a saudosa rádio Aratu FM, a única rádio "rocker" de Salvador, da qual saiu na década anterior, o radialista e programador Marcelo Nova para brilhar como vocalista do Camisa de Vênus, lançou o LP "Rock 96"(96 era o prefixo da emissora), uma coletânea com as bandas do cenário do rock baiano da época. Entre as bandas, estava a Diário Oficial, que compareceu com a faixa "Soberano". Comprei esse disco na época e eu os meus amigos ouvíamos direto.
"Soberano" foi bastante executada no rádio na época, virando um grande hit e alimentando a esperança de que havia uma luz no fim do túnel do rock da Bahia. Com sua letra narcisista, "Soberano" tem como grande destaque os solos de
Erasmo Carlos - teaser do clipe de "Kamasutra"
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Este ano de 2011 está sendo muito especial para Erasmo Carlos, um dos mais importantes nomes da história do rock brasileiro. O "Tremendão" fez 70 anos de idade em julho passado, mas está cheio de gás, acabou de lançar o seu mais novo álbum, "Sexo", fazendo shows adoidado, parcerias com a nova geração de compositores, enfim, está se renovando.
Da sua geração, Erasmo talvez seja o único que não depende da aura da Jovem Guarda. Roberto Carlos conseguiu também isso, porém há muito tempo vem se repetindo, sem ousar, sem se renovar. Os outros ídolos da Jovem Guarda, a maioria está na base de fazer "bailes da terceira idade", fazendo discos presos ao passado glorioso .
Nadando contra a corrente do passado "jovenguardiano", Erasmo se renovou, deu um novo frescor aos seus trabalhos, gravando com gente das novas gerações do rock brasileiro. Essa renovação ficou mais evidente com o disco "Rock'n'Roll" (2010) , no qual ele deixa
Globo copia Globo na abertura da novela "Fina Estampa"
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Ter uns "aninhos" a mais não é fácil. Hoje parei pra ver a nova novela das 21h da Globo, "Fina Estampa", de Agnaldo Silva. Quando vi a abertura, me deu uma sensação de "deja vu", a sensação de que já tinha visto alguma abertura de novela parcida, da mesma Globo, lá nos anos 1980. Pensei em "Brilhante"(1981), de Gilberto Braga e "Chamapgne" (1983), do Manoel Carlos. Forcei mais a memória e concluí que a semelhança era mesmo com "Brilhante".
Dei uma vasculhada na "Santa Internet" e não é que a minha memória estava certa? A Globo "copiou" a si mesma. É só conferir e tirar as conclusões. Aliás, hás uns 20 anos, uma tv mexicana também copiou a abertura de "Brilhante", mas não sei dizer o nome da novela.
Polêmicas à parte, tem que se reconhecer que o cuidado que a Globo tem com as aberturas de suas novelas, não é de hoje. São verdadeiras obras de arte.
30 anos da MTV norte-americana
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A MTV norte-americana está fazendo hoje 30 anos de existência. A emissora entrou no ar no dia 1º de agosto de 1981, tendo como primeira exibição, o vídeo do lançamento da Apollo 11 que levou pela primeira vez o homem à lua. Logo depois, o primeiro vídeo-clipe a ser mostrado pela emissora foi "Video Killed The Radio Star" (1979), megahit do grupo new wave britânico The Buggles. O canal foi responsável por uma grande transformação na música pop e na indústria do disco nas últimas 3 décadas. O vídeo-clipe passou a ser um produto praticamente imprescindível para lançamento de novos artistas e para impulsionar as vendas dos discos. Ainda que muitos artistas já ultilizassem os vídeo-clipes antes mesmo da criação da MTV, foi somente apartir do surgimento do canal que os vídeo-clipes foram levados mais a sério. As gravadoras passaram a investir mais no produto e percebendo ali um novo ramo para aumentar os seus lucros: os vídeo-clipes em home-vídeos. Além de se ouvir o álbum, havia a