Um clássico do rock baiano dos anos 1990





O que talvez pouca gente sabe, é que o hoje ex-vocalista do Jammil, Tuca Fernandes, tem um passado roqueiro, quando fez parte do meio underground musical de Salvador no início da década de 1990, época era vocalista da banda Diário Oficial.

Por volta de 1991, a saudosa rádio Aratu FM, a única rádio "rocker" de Salvador, da qual saiu na década anterior, o radialista e programador Marcelo Nova para brilhar como vocalista do Camisa de Vênus, lançou o LP "Rock 96"(96 era o prefixo da emissora), uma coletânea com as bandas do cenário do rock baiano da época. Entre as bandas, estava a Diário Oficial, que compareceu com a faixa "Soberano". Comprei esse disco na época e eu os meus amigos ouvíamos direto.

"Soberano" foi bastante executada no rádio na época, virando um grande hit e alimentando a esperança de que havia uma luz no fim do túnel do rock da Bahia. Com sua letra narcisista, "Soberano" tem como grande destaque os solos de gaita, muito bem tocado e que deram alma à canção.

O tempo passou, infelizmente o rock daquela geração baiana não decolou. O pior é que trê anos depois, Tuca optou por um caminho digamos..."mais fácil". Montou uma banda de axé, o Jammil, e já com uma gravadora grande engatada, a EMI, lançou o primeiro álbum e fez sucesso no Brasil inteiro.

O Jammil chegou a regravar "Soberano", se não me engano num disco ao vivo, mas sem o mesmo brilho, a emoção e inspiração do Diário Oficial. Vale apena conferir o video que na verdade é mais áudio do que vídeo. O que importa é conferir uma das coisas que tem de bacana na história do rock baiano.

Pra mim, "Soberano" é melhor do que todos os hits que o Jammil gravou.

Comentários

  1. Caro Sidney Falcão.
    Como eu consigo a música: "Quando bater à sua porta" da banda baiana Elite Marginal? Ela fez parte da minha vida. Só não vale me indicar o disco da 96 FM...
    É possível baixá-la na Internet?
    Humberto Vieira. email: agaberto1@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Humberto. Mil perdões pela demoooooooora em responder.
      Cara, infelizmente, a única fonte para conseguir essa música do Elite é justamente nesse disco. Já até fucei a internet e praticamnte nãoa cho nada. Uma pena.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu tenho essa música soberano no EP que o Jammil gravou

      Excluir
  2. Aí meu velho...
    O "LP" completo do ROCK BAHIA 96...
    Todas as músicas... relíquia para os "coroas" que curtiram aquela época!
    Curta a vontade!!!
    http://www.4shared.com/rar/l5Xsog7yce/ROCK_96FM_ARATU.html

    ResponderExcluir
  3. Preciso agradecer por sua postagem!!!!
    Foi um disco iconico!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber onde encontro o vídeo da música generais ou rebeldia inútil do grupo suyte

    ResponderExcluir

Postar um comentário