sexta-feira, 19 de agosto de 2016

50 anos de "Leno e Lílian", o álbum


Nem só de bandas de cantores solo e bandas de rock era constituída a Jovem Guarda. Havia conjuntos vocais, desde duplas, trios até quartetos vocais. Dentre tantas duplas vocais que ganharam fama na Jovem Guarda, estava o casal de adolescentes Leno & Lílian, um garoto potiguar de 17 anos e uma garota carioca de 16. Os dois foram uma espécie de “Sandy & Júnior da Jovem Guarda”, mas que diferentes dos filhos de Xororó, não eram irmãos.

Em março de 1966, lançaram o primeiro compacto (single), “Pobre Menina”, versão em português de “Hang On Sloopy”, hit da banda americana de rock The McCoys. O single foi um enorme sucesso nacional tocando no rádio e na TV à exaustão. A CBS (hoje Sony Music), resolveu apostar mais alto e lançou o primeiro álbum da dupla, batizado apenas com o nome do casal adolescente.


“Leno e Lílian”, o álbum, revela a tendência pop da dupla. Composto por versões de canções internacionais e composições de autores brasileiros, o álbum foi um enorme sucesso.  Renato Barros, “band leader” do Renato & Seus Blue Caps e colaborador autoral com composições para outros artistas da CBS, cedeu a canção “Eu Não Sabia Que Você Existia”, parceria dele com Tony, baterista do Renato & Seus Blue Caps. “Devolva-Me”, é canção de Renato, desta vez em parceria com a própria Lílian. “Devolva-Me”, “Eu Não Sabia Que Você Existia”, mais “Pobre Menina”, que foi incluída no álbum, foram os três grandiosos hits do disco e que o tornou um dos grandes clássicos na discografia da Jovem Guarda. Quase quarenta anos depois, em 2000, “Devolva-me” voltou a se tornar um grande sucesso nacional, desta vez na voz de Adriana Calcanhoto.

Após o segundo álbum, lançado em 1967, apesar do sucesso, a dupla se separou no ano seguinte por causa dos constantes desentendimentos. Leno tentou uma carreira solo e Lílian sumiu da cena artística. Chegaram a voltar no começo dos anos 1970, lançaram mais dois discos, mas não tiveram a mesma repercussão como nos áureos tempos da Jovem Guarda. A dupla se desfez novamente. Enquanto Leno retomou a carreira solo, Lílian se lançava como cantora solo, emplacando hits pop “açucarados”. 

Nos últimos anos, os dois têm se apresentado em ocasiões especiais para a alegria e deleite dos fãs da Jovem Guarda, dos 8 aos 80 anos.

Confira os três grandes hits do debute de Leno & Lílian, mais uma versão remix bacana de "Pobre Menina".


"Pobre Menina"

"Devolva-me"

“Eu Não Sabia Que Você Existia”

"Pobre Menina" (versão remix)



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário