Charges da série "Maus hábitos do baiano" (2006) - parte VII: atravessar fora da passarela



"Salvador é uma cidade que é cortada por grandes avenidas, algumas delas construídas na década de 1970, quando a cidade teve um grande impulso populacional e de desenvolvimento urbano. Para facilitar a circulação, fazer as interligações entre os pontos mais distantes, já que as áreas mais longínquas começavam a ser ocupadas, houve a necessidade da construção dessas avenidas. A partir dos anos 1980, surgiram passarelas mais modernas que ajudaram a circulação dos pedestres, ligando um bairro ao outro ( algumas avenidas dividem bairros )e sobre tudo, evitando que esses mesmos pedestres fossem atropelados, como de fato acontecia com frequência.
Acontecia, e em alguns locais ainda acontece, mesmo com construção das passarelas. Existem alguns pedestres que insistem em atravessar pelo meio da avenida movimentada, se arriscando.
O que é muito comum Salvador, é ver comunidades parando o trânsito, pondo troncos de árvores, queimando pneus no meio da rua, berrando, crianças querendo aparecer na TV  tudo isso para exigir passarelas. Depois que o poder público atende, essas mesmas pessoas continuam atravessando pelo meio da rua. Alegam que passar pelo meio das avenidas 'é mais rápido'. Outros dizem,'pô, tá tão longe!'. Vai ver que na verdade a passarela era só para enfeitar.
Enquanto a desatenção da população e o descaso das autoridades com a educação continuarem, o trânsito em Salvador continuará matando muita de gente, e o pior, às vezes por motivos tolos como a preguiça de atravessar uma simples passarela." (10/12/2006)

Comentários